FLIAFRO 2017-2018 – FESTA INTERNACIONAL AFROLITERÁRIA

III Seminário “Leitura, Diversidade e Sustentabilidade Social

 REALIZAÇÃO: Instituto NANDYALA Livros

 

          Festa das artes literárias em diferença, a FLIAFRO é uma oportunidade para o público se deliciar com a produção de excelentes escritoras e escritores negros e indígenas, ainda pouco conhecidos no mercado editorial. Em sua terceira edição, a Festa Internacional Afroliterária promove a inovação social pela leitura na diversidade, em momentos de interação com saberes, conceitos e estéticas de vários universos étnico-raciais. Primeira Festa Afroliterária do Brasil (2012), a FLIAFRO reúne África, diáspora negra e povos indígenas a partir dos livros e da leitura. Em 2017, o evento conta com o apoio do SESC-MG e da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO GERAL:

• 15 a 18/11/2017: Belo Horizonte, MG

• 25 e 26/11/2017: Rio de Janeiro, RJ

• Fevereiro/2018: Maputo, Moçambique

ATENÇÃO: CRIANÇAS, MÃES E PAIS!!!

Nos dias 18/11 (SESC Palladium, BH) e 26/11/2017 (Museu do Amanhã, RJ), das 10h às 16h, o público infantil vai se deliciar com a “FLIAFRO KIDS”. Já está confirmada a presença de escritoras, escritores e especialistas renomados, como também do leãozinho Nandy, que vai alegrar a criançada! 

 

ATIVIDADES:

• Exposição de livros: mostra étnico literária com ênfase na produção de escritoras e escritores negros e indígenas, em relações étnico-raciais

e de gênero, destacando o papel do livro e da leitura como efetivas ferramentas de inovação social. 

• Lançamentos de livros & Sessões de Autógrafos: presença de grandes nomes das literaturas de autorias negras e indígenas, especialistas, pesquisadores e educadores. 

• Formação de Professores(as): III Seminário “Leitura, diversidade e Sustentabilidade Social”, com palestras e oficinas para a atualização

de professores quanto à prática pedagógica nos termos das leis educacionais 10.639/2003 e 11.645/2008. 

• Sarau Afroliterário: microfone aberto para performances de poesia oral e escrita, com a participação de grandes nomes das literaturas afro-brasileira, africanas e indígena. 

• Exposição “Artes Negras”: produções plásticas afro-brasileiras; saberes, traços e linguagens na representação estética de pessoas, culturas e imaginários do universo das africanidades, num intenso diálogo entre África e diáspora negra. 

• “Black Authors Matter”: vídeo comemorativo dos aniversários de nascimento ou de morte de escritoras e escritores negros brasileiros clássicos, referências fundamentais para leituras, escutas, estudos e pesquisas contemporâneos. 

• Exposição “Design, Moda Afro & Letras”: linguagens e estéticas a partir das etnicidades africanas e afro-brasileiras em diálogo direto entre a cadeia produtiva da moda afro-brasileira pela ANAMAB e os diversos projetos gráfico-editoriais de livros pela NANDYALA Editora.

• Roda de conversa: momento interativo de sentidos, conceitos, estéticas e afetos que subsidiam as escritas literárias afro-brasileiras, africanas e indígenas.

 

MAIS INFORMAÇÕES: fliafro@nandyalalivros.com.br ou (31) 3281-5894

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: www.nandyalalivros.com.br ou www.nandyalalivros.com.br/fliafro2017/